terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Governo está a estudar reforma da ADSE...

In Expresso

... Que é como quem diz, já era.

Este governo está de se lhe tirar o chapéu. A assessoria de comunicação é do caraças e a coordenação entre ministérios é espetacular. Fala-se no agravamento da TSU como hipótese, a malta desata a manifestar-se e acaba a perder um salário via IRS, que é para aprender a estar calada. O primeiro ministro faz um ou dois comentários sobre reformas desmesuradas e nem passado um mês espetam-lhes com o agravamento das taxas de IRS.  Agora, o miguel relvas desafia o PS a falar sobre a ADSE, que cai na esparrela de responder e eu se trabalhasse na função pública já estava a marcar consultas no centro de saúde.

Estou quase impressionado.

4 comentários:

Maat disse...

não sei se vai acabar ou não, e também não me afecta nada, mas a minha opinião sobre a ADSE é simples: se o Estado achasse que o SNS de saúde era tão bom, não dava aos seus funcionários a possibilidade de irem ser tratados aos privados a baixíssimo custo.
sinceramente acho um paradoxo o Estado pagar aos seus funcionários para usarem outro serviço de saúde que não o público. é quase como haver uma fábrica de carros, por exemplo a Fiat, que dá subsídios aos seus funcionários para estes comprarem Audis.

Sílvia disse...

Maat, está confundida. A ADSE existe desde antes do 25 de Abril (de 1974!) visto que nessa altura os funcionários públicos ganhavam pouco, logo fazia sentido terem algum tipo de regalias, por ganharem pouco, e por ser uma forma de motivação para terem funcionários.
A partir de 74 os FP começaram a ganhar mais do que no privado, mas a ADSE manteve-se, não foi pelo SNS ser mau, foi porque acharam por bem os funcionários que já ganhavam razoavelmente bem (comparado com o privado do país) continuarem a ter regalias... Não é à toa que os cofres do estado estão como estão!!

Sílvia disse...

Mas faz sentido o seu comentário de "não fazer sentido eles terem um subsistema de saúde que não o da maioria dos trabalhadores do país, o SNS".

Sílvia disse...

Mas sinceramente não se bem porque ainda não acabaram com a ADSE, se foi por falta de coragem, para não irem contra os FP, que são muitos. Se é por ainda entrar algum dinheiro nos cofres do estado com isto, visto os FP dencontarem para a ADSE e depois o que o Estado paga às clincas fica bastante abaixo do preço tabelado, já que a ADSE não actualiza as tabelas há anos.
Ou até, pegando no exemplo, se os que gerem a Fiat também têm acções da audi e até lhes convém vender mais audis!
Há muita coisa neste país que eu não entendo!