sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vende-se país, como novo, revisões na marca...

Eu, que até sou um gajo assim a dar para o liberal, acho maravilhosa esta coisa da bipolaridade, ou bipartidarismo, ou lá o que é. Maravilhosa e previsível. Com uma regularidade que quase dispensa calendários, mudamos de partido no governo com a certeza que, venha quem vier, vai sempre encontrar uma forma de nos lixar mais um bocadinho.

Agora que temos o PSD, a coisa parece passar por vender o mais depressa e barato possível qualquer recurso ou empresa que o Estado ainda possua e que tenha o mínimo potencial de dar lucro. E vai dar lucro, nem que seja à força ou com uma cláusula contratual a garantir que se passará o cheque necessário para que dê. No fundo está a defender-se o interesse nacional, porque toda a gente sabe que o estado gere mal e os funcionários públicos são uns sacanas de uns preguiçosos.

Se for o PS, já é um bocadinho mais rebuscado. Não se vende nada, mas os ministérios e as empresas públicas desatam a subcontratar serviços e consultores, contratar parcerias publico-privadas e a assinar memorandos de entendimento que garantem que as contas públicas são drenadas durante 30 ou 40 anos. Obviamente, sendo um partido socialista (mais ou menos ou nada), a ideia é que é necessário investimento público para que a economia cresça. Se o investimento público for, digamos, perto de casa, melhor.

Não é que eu tenha alguma coisa contra isto. Até já estou habituado e também não vejo alternativa - Deus, note-se que não sou católico, nos livre do PSR ou do PCP. No fundo, o que me começa a irritar é que um gajo quase consegue ver as notas a passar à frente dos olhos e nunca cai nenhuma nos bolsos.


4 comentários:

Anónimo disse...

No Brasil é a mesma cagada. Como vocêm falam em portugal, mudam as moscas mas a m. é a mesma.

Bruno Matoso

Mariana Jacques disse...

Por isso é que nunca mais voto para não ser cúmplice desta palhaçada.38 anos vira o disco e toca o mesmo.

RCA disse...

Ó pá, sempre a reclamarem... Toca mas é a formar um partido!

Luz disse...

Só pasei por aqui hoje mas pelo que já vi (li), os outro é que reclamam?