segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Crise Portuguesa, uma opinião

Se alguém quiser mesmo perceber a origem da crise portuguesa só precisa de ir a um Centro Comercial. E com isto não quero dizer ir às lojas, ver a malta a destrocar o dinheiro que tem ou não tem. Nada disso. Basta olhar para as escadas rolantes e ver o pessoal todo satisfeito, ali quietinho, enquanto a coisa sobe (e essa quase consigo encaixar) ou desce.

Não sou um gajo extremamente viajado, mas já andei por aí e não conheço mais nenhum povo que encare as escadas rolantes como nós. Está bom de ver que a coisa é cultural e que o princípio se aplica a tudo o resto da nossa vida, na lógica do "se der para ir à boleia, então bora aí, que os outros não são mais espertos que eu". Aparentemente somos incapazes de perceber que procurar formas de fazer as coisas com menos esforço é diferente de não fazer esforço nenhum. A malta afina pelo mínimo denominador comum, no caso, não fazer puto, e ainda fica lixada quando aparece um imbecil que tenta levar as coisas mais a sério, nas empresas ou no raio das escadas rolantes.

Por mim tudo bem, porque adotei o estilo "dá-me licença por favor" e, sem atropelar ninguém, vou levando a coisa ao meu jeito, na vida e nas escadas rolantes. 

5 comentários:

Sílvia disse...

Ora bem! Eu fico fula quando, cheia de pressa (o meu estado normal), tento passar por essas pessoas nas escadas rolantes e vão na amena cavaqueira para o companheiro do lado! Ao menos faziam como no metro em Londres, que encostam à direita para quem vai com pressa passar pela esquerda sem precisar de pedir por favor!

Pedro disse...

Stressados. Quem tem pressa vai pelas outras escadas que até é um dois em um para o coração:fazem exercício e não ficam com stress.As escadas rolantes é mesmo para isso, para se ir descansado, cheio de sacos e a fazer contas à vida.Vocês não sabem quem anda assim sempre com pressa morre mais cedo? Confesso que nas escadas, nem tanto, mas nas passadeiras rolantes irrita-me quando não saem da frente.

Sílvia disse...

Mais cedo, tipo 6 da manhã?! Isso é que é uma maçada! Morrer por morrer que seja mais tarde, que assim ainda tenho tempo de dormir, e ninguém precisa de se levantar com as galinhas para tratar do funeral... vou pensar seriamente nisso!!
Em minha defesa devo dizer que quando falei da pressa nas escadas rolantes referia-me a umas em que ando com mais frequencia e com pressa, que são as do Norteshopping, do continente para o piso do shopping, aí não há mais escadas a não ser essas e elevadores. Assim sendo, tenho mesmo que apanhar essas escadas (o elevador demora ainda mais e já fiquei lá presa!), porque quando há escadas rolantes e normais ao lado umas das outras, opto pelas normais!

Sílvia disse...

E já agora, eu sou absolutamente contra o exercício!!
A quantidade de jogadores de futebol (e outros atletas de alta competição) que morrem em campo com ataques fulminantes é um absurdo! A quantidade de pessoas que ultimamente têm morrido (que eu tenho conhecimento por motivos que agora não interessam para nada!) sendo jovens, saudáveis e praticantes de exercíco é outros absurdo!
É o que me farto de dizer, o exercício desgasta demais o organismo!!

Jibóia Cega disse...

Por acaso e isso mesmo que penso e tenho um "post-resumo" aqui:

http://jiboiacega.blogspot.com/2012/06/cosmopolitismo.html