terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Passos diz que pensionistas "estão a receber mais do que descontaram"

In Público

Hmmm... Não sei bem como é que hei-de dizer isto... Se calhar o gajo tem razão.

É que efetivamente o modelo de cálculo contempla com maior ponderação os últimos anos de descontos  que, em teoria, são aqueles em que ganhámos mais. É certo que, também em teoria, mesmo que os primeiros salários tenham sido inferiores, estão há mais tempo a "render". O chato é que estes gajos não sabem fazer contas e parece que já não está lá nada a render.

Enfim, não sei. Certamente alguém mais informado vai mandar uns bitaites, mas espero mesmo que o gajo esteja enganado. E nem é por causa da reforma, é que se não estiver enganado, abre-se um precedente do caraças e ninguém o segura...

3 comentários:

Sílvia disse...

Pois, por exemplo, vejamos o caso de sua excelência o sr. dr. prof. eng. Mário Soares, essa grande figura portuguesa... Quantos anos terá ele descontado? Com quase 400 anos, recebe reforma há muito mais tempo do que o dinheiro que descontou. E como ele há mais, seja com os mesmos valores, ouc om mais baixos, logo, é só fazer as contas, sai mais dinheiro do que o que entra, não é preciso ser grande economista!!
Mas garantidamente devem chegar aqui alguns comunas que vão dizer que o dinheiro chega e que devemos todos ganhar 2500 euros, a trabalhar e 1500 na reforma, e que está tudo doido, e que nós é que somos uns medíocres que queremos ganhar pouco e queremos ver toda a gente na miséria, porcos capitalistas, e que o Coelhinho não percebe nada da poda e tudo e tudo e tudo (o discurso do costume!!)... ah e fora com a troika... devia ser tão bom viver num país assim!!

Maria Luís disse...

Falar por falar é muito fácil.O meu pai, FP, licenciado descontou 38 anos para a CGA e não descontou pouco. Penso que vocês devem pensar que o FP desconta para a CGA o mesmo que o privado para a Segurança Social.Gostava de vos mostrar um recibo com o vencimento dele( reformou-se há 6 meses) para verem o bruto e o que ele recebia na realidade e depois diziam-me se o que descontou nestes anos a render não dava para a reforma que tem. Dava para mais pois já lhe cortaram uma boa fatia e em Janeiro muito mais. Se os Srs governantes aplicaram mal esse dinheiro isso não sei mas como sempre somos nós que apanhamos com os erros dos outros.O mesmo se passa com a ADSE, que vai acabar, odendo ter mais regalias os descontos sempre oram muito maiores.é que já comparei recibos dum lado e do outro com vencimentos brutos equivalentes.Como comecei acabo, falar é fácil. Sílvia, exemplos como o do mário Soares ou outros governantes que andaram por lá alguns anos e têm n reformas, não são bons exemplos. Esses sim, deram e dão prejuízo.

kiss me disse...

Eu já nem conto com reforma. É poupar e aplicar enquanto é tempo.