terça-feira, 9 de outubro de 2012

Governo antecipa aumento da idade da reforma para 65 anos na função pública


Vocês não estão a ver, mas eu estou com um sorriso de orelha a orelha. Sempre que aparece uma merda destas deliro. A função pública reformava-se mais cedo que o resto do maralhal porquê? Profissão de desgaste rápido?

8 comentários:

Anónimo disse...

É por estas e por outras que Portugal não vai para a frente, com tanta inveja do vizinho do lado.Enfermeiro, médico, juiz, professor, não são profissões desgastantes? Tenho a certeza que eles não têm tempo de andar a navegar pela net em horário de trabalho.E um funcionário público desconta muito mais para a CGA que nós descontamos para a SS e que já tinha a sua vida planeada para se aposentar aos 62 1/2.Vamo-nos unir pois somos todos portugueses.

RCA disse...

Estou a percebê-lo. Então e só utilizando os exemplos que deu:

- um professor do público tem mais desgaste que um do privado?
- um enfermeiro do público tem mais desgaste que um do privado (deve ser por isso que também trabalha no privado, antes e depois da reforma)?
- um médico do público tem mais desgaste que um do privado (deve ser por isso que também trabalha no privado, antes e depois da reforma)?
- não há comparação no caso dos juízes, mas um delegado do ministério público tem mais desgaste que um advogado no privado?

Deve ser por causa desse desgaste que os funcionários públicos têm a ADSE, que paga saúde no privado, e os privados têm o SNS,que paga saúde, bem, no o SNS. E aquela aberração de um trabalhador privado precisar de ir à saúde pública para pedir uma baixa e um funcionário público poder pedir no privado essa mesma baixa? Que me diz?

Quanto ao descontos, julgo que um funcionário público desconta os mesmíssimos 11% que o privado. Lamentavelmente o privado pode ficar sem emprego, enquanto o público entra para uma coisa maravilhosa que penso se chama quadro da mobilidade.

Relativamente ao seu horário de trabalho, só você saberá. O meu é das 9:00 às 18:30, mas faço por chegar antes e saio muito depois. Os meus posts são escritos à noite e publicados automaticamente.

Estou certo que há imensos funcionários e serviços públicos, quem sabe a maioria, que são excelentes, mas como também os há no privado, bem vê que não é bem uma questão de inveja, mas de justiça.

Anónimo disse...

Não queira comparar o tipo de alunos do privado com os do público e enquanto no privado dão as aulinhas e mais nada, no público têm que justificar tudo por escrito as avaliações diárias dos alunos, justificar porque as notas são tão baixas ou tão altas o que se passa para o aluno não ter aproveitamento,etc, etc.Num hospital público um enfº e um médico trabalham muito mais que no privado, ganhando muito menos até porque os hospitais públicos têm muito mais doentes quer em consultas, cirurgias ou internamentos.Se trabalham após a reforma é porque as reformas não tão altas como julga.Em geral o médico vai para um consultório onde a pressão não se compara com a do hospital e falando-se dum serviço de urgência não há comparação.O mesmo acontece com os enfermeiros que vão fazendo umas horitas extra para ganhar mais uns tostões. Se têm ADSE descontam por mês mais do dobro que se desconta para a SS , o mesmo acontecendo com o SAMS, EDP, ADMA, ADME e outros.TÊm um pouco mais de regalias mas para isso lhes é retirado do seu vencimento. E agora acha que toda esta crise é culpa dos funcionários públicos? Vão ser despedidos 40 mil que estavam em regime de contrato temporário, só que alguns já estão assim há vários anos, já constituiram família,tiveram filhos ^têm as suas obrigações mensais para pagar, e agora?

RCA disse...

Repare, não tenho nada contra os funcionários públicos. Não tenho é nada a favor. São iguais a toda a gente. Acabo de ouvir na televisão que pelos vistos até hoje também têm a baixa por inteiro desde o princípio. Está na altura de acabar com a brincadeira.

Anónimo disse...

Nisso concordo perfeitamente.Não havia tantas faltas se fosse descontado no seu ordenado como no privado.Estão funcionários há anos de atestado.Nunca concordei.Mas mais uma vez digo que os funcionários públicos é que asseguram o que mais importante há num país:saúde, educação e justiça e cada vez será mais pois não vai haver dinheiro para coleginhos particulares, hospitais particulares e mesmo para contratar um advogado particular.

Sílvia disse...

"E um funcionário público desconta muito mais para a CGA que nós descontamos para a SS..."
É negativo, e é precisamente o contrário! As pessoas que se informem correctamente antes de mandarem bitaites!

E estou de perfeito acordo. Mais, se fosse eu acabava com todas as regalias da função pública.
Antes de 74 fazia todo o sentido as regalias, visto os func.púb. ganharem menos do que no privado, era uma forma de incentivo. Depois de 1974, passou a ser um roubo aos restantes cidadãos. Além de receberem mais, descontam menos, têm regalias e iam para a reforma mais cedo, isto faz sentido a alguém de bom senso?
Na função pública nunca se haveria de ganhar mais do que no privado, de modo a primeiro completarem-se as vagas nesse sector e só depois quem não conseguisse emprego fosse para o público. E não andarem amigos, primos, tios, amigos de amigos a arranjar empregos e o povo a pagar.
Ouço-os reclamar que estou muito mal, mas não vejo nenhum a tentar trocar pelo sector privado!

Devo dizer, que se eu fosse funcionária pública também ficava chateada com estas "calúnias" do restante povo, só tenho pena de não ter arranjado um tacho também, grande porra!!

Trabalhem, que eu também trabalho, por muito menos do que vocês ganham e tenho que andar, grande lata!!

Sílvia disse...

"Num hospital público um enfº e um médico trabalham muito mais que no privado..."
Também é negativo, e também sei do que falo, estou lá diariamente! Eu não sei onde é que a pessoa destes comentários vive, mas não é em Portugal! Ou então resolveu disparar assim umas coisas para o alto e quem quiser que as apanhe!! 'Tá "benhe"!!

Anónimo disse...

"e mesmo para contratar um advogado particular" ???? Mas há advogados públicos? Ahahahah

O pessoal fala sem saber do que fala...

E sim, concordo com o post a 100%! Igualdade já em todos os aspectos! Devia ser o mesmo código do trabalho a regular os dois sectores. Porque trabalhadores são trabalhadores, independentemente de desempenharem funções no público ou no privado. Aliás códigos distintos, é discriminação. Também não temos um código de trabalho para mulheres e outro para homens, por exemplo...

Dizer que os FP descontam mais? Descontam os mesmos 11%, mas os privados para a SS, e a FP para a CGA. Porquê? Porque sim...

Horário de trabalho: FP - 7 horas por dia, privados - 8 horas por dia. O que dá, ao final de um ano: que os privados trabalham mais 230 horas. O que equivale a mais 28 dias de trabalho! Porquê? Porque sim...

Os FP têm muitos mais dias de férias por ano! Porquê? Porque sim...

Há tipos de despedimento que não existem na lei da FP, ou seja, os seus trabalhadores não podem incorrer neles, ao contrário dos privados. Porquê? Porque sim...

Etc, etc ,etc.

Mais, eu garanto que o que não falta na FP são horas e horas de Facebook em pleno horário de trabalho! Inclusivamente de trabalhadores de hospitais e tribunais (pasme-se!)

Já chega? Ou vamos continuar a debater as leis que regem os contratos de trabalho e as respectivas desigualdades entre portugueses?

A idade da reforma é só o início do que tem de ser mudado.