terça-feira, 30 de abril de 2013

O melhor do mundo são as crianças...

... mas um gajo fala com os amigos que têm filhos e a coisa é sempre ao estilo:
- Então isso vai?
- É pá, estou um bocado cansado, sabes como é.
- Não, não sei.
- O puto dá uma trabalheira, requer (requer, tipo manual de instruções de um eletrodoméstico) tanta atenção... (voz sumida).
- Mas não estás feliz?
- Estou, é espetacular, dá-nos tantas alegrias, mas... (voz sumida).

E é sempre este mas que lixa tudo! Mas o quê? Gostam ou não? Estão arrependidos? É por isso que resolvi fazer o senso definitivo sobre o assunto. Sendo assim, aqui fica a pergunta para os jovens pais ou em gestação: VALE A PENA? SIM OU NÃO?

(como não sei pôr aquelas porcarias para fazer inquéritos, gritem para o ecrã, ninguém liga aos resultados e vai dar à mesma coisa)

10 comentários:

Anónimo disse...

Claro que vale apena. Para quem não tem problema em abdicar de determinadas coisas e fazer alguns sacrifícios, porque obviamente a vida com filhos é diferente da vida sem os ditos, da mesma maneira que a vida de casados é diferente da vida de solteiro, dá mais trabalho, mas é melhor, para mim pelo menos, para outros será pior!

Nem todos pensarão da mesma forma. Há pessoas que nunca deveriam ser pais (pai ou mãe) na vida. Há pessoas que não o querem, e eu respeito, acho uma decisão extremamente sensata, talvez das mais sensatas, quem acha que não tem vocação, ou paciência opta por não os ter, há maior sensatez que essa?

Mas por muitas respostas que tenhas aqui, as pessoas não são todas iguais, e provavelmente a maioria vai dizer que é o melhor do mundo, que dá trabalho, mas as alegrias compensam. Isso não interessa.
O casal é que tem que decidir pesando bem o que cada um quer e a evolução que ambos querem que a relação tenha, porque criar um filho, em conjunto (é essa a ideia) não é a mesma coisa que ir comprar uma planta ao ikea (passo a publicidade)! É uma decisão para a vida.

RCA disse...

Portanto, perante o seu ponto de vista, concluo que não vale a pena.

Outra Metade disse...

Bem, a verdade é que também precisamos de uma planta do Ikea.... :)

RCA disse...

Artificial!...

Rosa Cueca disse...

Vão-te sempre dizer que sim.
E é verdade.
(pelo menos se forem pessoas normais lol)

Anónimo disse...

Á uns anos id responder-te que nada merece a perda de liberdade. Agora que sou pai acho que nenhum pai, pensando no seu filho, teria coragem para dizer que não, que se pudesse não o teria. Eu pelo menos não consigo e tive uns primeiros anos muito difíceis (financeiramente, entre outras coisas). Sou pai, não vou dizer como aquelas mães que por mais que custe o sorriso deles compensa tudo. Não compensa, há alturas mesmo lixadas. Mas ter um filho, ser pai do meu filho, define-me, não me imagino pai de outro que não seja ele. É o meu filho. Por isso é como a Rosa diz, qualquer pai normal vai dizer que sim, que ter um filho é melhor do que não ter. E agora dexaste-me com vontade de ir buscá-lo á escola.

Anónimo disse...

Valeeeeeeeeeee!!!

S* disse...

Tenho a certeza absoluta de que vale muito a pena, mas não se pode negar o lado menos bom...

Anónimo disse...

Eu comecei o comentário com: "Claro que vale a pena." (mas as pessoas só lêem o que querem), portanto, conclui mal (mas cada um conclui o que quer, afinal vivemos num país livre e a interpretação que cada um dá depende, precisamente, de cada um!).

Para uns valerá a pena, para outros não. Ou acha que para aqueles pais que abandonam os filhos e nunca mais querem saber deles valeu a pena?! (eu também não sei, mas sou levada a pensar que não)

Como eu não sei aquilo que quer, não sei se para si valerá a pena ou não! (esclarecido no 1º parágrafo do 1º comentário)

Mas acho que fui clara com o último parágrafo do 1º comentário, passo a transcrever: "Mas por muitas respostas que tenhas aqui, as pessoas não são todas iguais, e provavelmente a maioria vai dizer que é o melhor do mundo, que dá trabalho, mas as alegrias compensam. Isso não interessa.
O casal é que tem que decidir pesando bem o que cada um quer e a evolução que ambos querem que a relação tenha, porque criar um filho, em conjunto (é essa a ideia) não é a mesma coisa que ir comprar uma planta ao ikea (passo a publicidade)! É uma decisão para a vida."... Simples!

Anónimo disse...

Ikea... setas no chão, é só segui-las, sempre em frente! Deixem lá as plantas, que são capaz de perder mais tempo!!

(E eu sou mãe, e para mim vale a pena. Mas como disse, isso são coisas que variam de pessoa para pessoa, e como é uma decisão para a vida, tem que ser decidida em casal e não com base no que os outros acham)