Eu até ia tentar ignorar isto, mas é mais forte que eu. Quando vejo estes gajos a dizer que o Povo precisa de ter dinheiro para comprar um bilhete para um concerto ou espetáculo de teatro, fico petrificado. Aparentemente anda por aí gente que ainda não percebeu que neste momento o povo se está a borrifar para a cultura e quer é saber como vai pagar o passe para os filhos irem para a escola, se aquelas calças ainda aguentam mais seis meses ou o que vão jantar, senão nesta noite, daqui a alguns dias, porque o mês ainda vai a meio e a conta está quase a zeros.
Aliás, o povo sempre se borrifou para essa Kultura sistematicamente apresentada em salas vazias. É que um espetáculo do Miguel Guilherme com o Bruno Nogueira ou o reencontro dos Ornatos Violeta, não é bem a mesma coisa que duas horas com dois gajos vestidos de preto e uma lanterna a iluminar-lhes a cara, a declamar uma porcaria qualquer em tom monocórdico (até porque para isso já pagamos ao ministro das finanças, que sempre se dá ao trabalho de fazer uns powerpoints). Está quase a fazer 20 anos que fui ver o António Feio, o Zé Pedro Gomes e o Miguel Guilherme representar o "Arte", numa sala cheia, espetáculo montado à volta de uma tela em branco, ridicularizando esta mesma Kultura.
É que o problema não é de hoje, porque esta coisa messiânica, como se nos estivessem a fazer um favor, já vem de longe. Salvaguardando as vigarices que por aí acontecem, se um empresário quiser um subsídio, vai ter de justificar a viabilidade económica do seu projeto, leia-se, demonstrar a adesão do "público" a que se destina. Ninguém lhe vai dar dinheiro (salvaguardando as vig...) debaixo do pretexto que não, aquilo não é para dar lucro, mas para manter viva a tradição, sei lá, dos produtores de casacos de couro com pele de piça de Andorinha. Vai daí, se querem fazer cultura, façam-na para o povo que a paga, porque se é só para os amigos, não se incomodem connosco e façam-na em casa na sala. Apre!
4 comentários:
Existem casacos com esse material???
Devem ser caríssimos.
Ahahahah
São para ocasiões especiais, porque é um couro muito fininho!
Viste " Dois Amores" ? Há coisas que já não há dinheiro que possa pagar um encore....
Enviar um comentário