terça-feira, 15 de outubro de 2013

Quase 9000 novos toxicodependentes nos centros de tratamento em 2012

In Público


Ora aí está um enigma. Tudo bem, eu percebo lá isso da crise económica, do desemprego, do desespero e da fuga à realidade. Mas, e não levem a mal a pergunta, porque estou mesmo curioso, se não arranjam dinheiro para ultrapassar os problemas, onde o arranjam para ultrapassar a realidade? 

É que eu até gostava de não ter percebido a notícia e que afinal de contas a crise até veio por bem, porque isto é gente que agora que já não consegue financiar a coisa resolveu dar a volta por cima e lá se apresentou nos centros de tratamento. Mas não, já li duas vezes e parece que estamos mesmo a falar de gente que no meio da merda em que já estava metida, achou que bom mesmo era começar agora a drogar-se, o que ao nível da estupidez, ainda consegue estar bastantes degraus acima daquela malta que começa a fumar aos trinta anos.

Suponho que humanamente não será de grande compaixão, mas não deixa de me chatear que se esteja a cortar em apoios sociais a quem muito precisa, a mim incomoda-me sempre as crianças e velhinhos desamparados, e se gaste dinheiro com isto. Lá para os treze anos tive uma professora de ciências que tinha uma filosofia interessante. Sempre que sabia que um amigo das filhas se drogava oferecia-lhe a janela de um sétimo andar.

3 comentários:

Anónimo disse...

e sobre os bebados, não teorizas? olha que são mais do que os drógados e custam muito mais ao nosso serviço nacional de saúde! o problema dos media, sobre isso, é que já não é noticia. a tua falta de sensibilidade sobre o tema é proporcional à estupidez que imputas aos drógados.

RCA disse...

Não faço ideia de quanto custam os bêbados. Aliás, não faço ideia de quanto custam os drogados. Tenho no entanto para mim que um tipo pode dar cabo da saúde com a bebida ao estilo, deixa-me experimentar a água aqui onde tenho pé, vai andando e quando dá por ela, esqueceu-se que não sabe nadar. Já a droga, atendendo à informação disponível, parece-me um salto de um precipício por quem não sabe nadar.

Pedro disse...

Gostei dos "drógados". E os viciados no tabaco, no jogo, em sexo? RCA por que implicas tanto com os "drógados"?