sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Igreja portuguesa de Olivença eleita "melhor recanto de Espanha"

In Público

Espanha anexou, invadiu, roubou ou seja lá o que for, Olivença em 1801. Por esta altura, os estados ainda faziam mais ou menos o que lhes dava na gana e 211 anos depois ainda se fala no assunto? A malta continua com estas tangas e os espanhóis ainda amuam e aparecem-nos à porta a dizer que aquela coisa do Condado Portucalense também não foi para valer, era uma brincadeira e afinal querem isto de volta. E se fosse há uns anos eu até era gajo para ouvir o que tinham para oferecer, assim tipo entrevista de emprego. Mas agora? É melhor deixá-los em paz e não chamar muita atenção, a ver se os tipos afundam sem nos levar atrás. É que a coisa parece que está a ficar feia e por lá as manifs têm tendência de dar para o torto, porque aquilo é esquerda da séria, nada de caviar.

Em todo o caso, não deixa de ser uma belíssima private joke que o melhor recanto de Espanha tenha sido contruído por portugueses. No fundo, é como se fossem os percursores da emigração de trolhas (eu acho que até eles choram a rir se alguém lhes chamar empregados de construção civil) e assentadores de azulejos, só que ao contrário - em vez de irem para o país, o país veio para eles.

2 comentários:

Francisca S. disse...

Por acaso a igreja de Olivença é muito linda mas há outros monumentos em Espanha superiores mas quem sou eu para avaliar.Estas férias como o dinheiro não era muito metemo-nos num voo low cost par Toulouse, alugamos um carro para conhecer a região que é lindíssima.Toulouse é linda e Carcassonne, uma cidade medieval pequenina, perto da fronteira com Espanha é um espetáculo. Recomendo. Os voos são super baratos (há diretos Porto-Toulouse ou Lisboa Touluse)há pequenos hoteis de charme lindíssimos e acolhedores e toda a região vale a pena conhecer e com tranportes acessíveis. Ah e cá no sul ninguém diz trolha. Os jovens já desconhecem essa palavra.

RCA disse...

Então no Sul é mesmo Empregados da Construção Civil?