terça-feira, 14 de maio de 2013

ONU aposta em insectos como alimento do futuro

In Público

E é nisto que dá ter um secretário geral asiático. O tinóni ou Ban Ki-moon ou lá como se chama o homem, dever ter dito qualquer coisa do género "pessoal, temos de pensar out of the box"e deu nesta palermice, porque alguém se saiu com esta ideia peregrina e o tipo nem estranhou.

Isto é gente perigosa e metódica, que até publica gráficos para fundamentar a coisa. Ficamos a saber que pelos vistos é preciso muito menos alimentos para produzir os mesmo quilos de, digamos, carne, e vão ao detalhe de argumentar que os insetos produzem menos gases com efeito de estufa (estou a citar, vão ver se não acreditam em mim), informação que obviamente vou guardar para desbloqueador de conversas futuras. Um gajo explode-se num autocarro ou um imbecil ameaça que vai disparar um míssil contra os estados unidos e é um reboliço na assembleia geral. Alguém publica esta imbecilidade e ninguém mexe uma palha. 

Bem, por mim esclareço que comi todos os insetos que tinha para comer até aos 14 meses, suponho que genericamente formigas, enquanto rebolava ou gatinhava de um lado para o outro e os ditos estavam à distância de um braço. Esse capítulo está encerrado desde que comecei a andar, exceção feita a um ou outro mosquito que se possa cruzar comigo de bicicleta (eu, não o insecto) e uma sacana de uma abelha do tamanho de uma bola de golfe que há uns anos se esborrachou contra o a ventilação do capacete. Se algum dia virem uma fotografia minha  no Vietname com um bicho a espernear entre dois pauzinhos que se aproximam da minha boca, podem apostar a vida em que aquela mer... voou logo de seguida em direção a um prato de sopa na mesa ao lado (onde de qualquer forma não se fez destacar de entre os restantes ingredientes).

4 comentários:

Mak, o Mau disse...

Pensa assim, caracol por cá também é petisco e noutros países deve dar pena de prisão efectiva ou, pelo menos, umas vergastadas com raminho de oliveira.

Acima de tudo, é uma questão cultural e, entre milhentos outros acepipes, também eu passo bem sem eles mas não vou dizer que deste gafanhoto não comerei...

RCA disse...

Suponho que não há grande diferença entre um camarão e um gafanhoto, com aquelas pernas todas e antenas. Mas para já eu opto por camarão... já não como lagostins há anos, com torradas de pão de forma a transbordar de manteiga e cerveja gelada...

Anónimo disse...

Quem come peixe cru, língua, fígado, rins, pernas de rã, caracóis e testículos, também deve achar um petisco a uma salada de baratas. E se algum desses chefes que estão in lançam a moda vai tudo a correr comer nem que seja para vomitar logo a seguir. Com direito a foto no facebook e tudo.

RCA disse...

@anónimo: lagostina, lagostins é que era!