segunda-feira, 13 de maio de 2013

Esperados mais sete mil peregrinos em Fátima do que no ano passado

In Público

A 13 de maio de 2013, século XXI, irão estar no santuário de fátima trinta e sete mil  pessoas para celebrar a aparição da virgem maria a três pastorinhos. Passados quase cem anos e toda a informação e ciência ao nosso dispor hoje em dia, trinta e sete mil pessoas fazem dezenas de quilómetros, alguns a pé, para rezar a não sei quem e pedir não sei o quê, à espera que a divina providência intervenha e lhes resolva a vida, com mais ou menos os mesmos resultados que acreditar no paulo portas.

Uma das coisas que nunca deixa de me fascinar, é o paradoxo entre a santidade da coisa e o número de feridos, nalguns anos mortos, provocados por acidentes nas deslocações de e para o evento. Mas se calhar sou um tudo nada cético.


É que se eu visse estes três gajos num semáforo, nem sequer abria o vidro com medo que fizessem parte de um esquema romeno para me gamar o carro.

10 comentários:

Lux disse...

Gato Amarrado, por causa do teu último paragrafo desatei à gargalhada em frente ao pc em open space... Parece-te bem???

Lux

kiss me disse...

Lux, a mim parece-me muito bem. Aconteceu-me o mesmo mas a olhar para o telemóvel, enquanto pensava "este gajo não existe"!!!

Mak, o Mau disse...

Eles não tiveram culpa de ainda não haver Instagram na altura. O filtro "Pastorinhos a ver milagres" faria muito sucesso...

RCA disse...

Lux e Kiss, um servo ao vosso dispor :)

Mak, é lá aquilo do "se não está no facebook, não aconteceu!

MDRoque disse...

E parece que como não havia muito o que comer, iam aos míscaros....ou assim...

RCA disse...

Ahahah... Uma alucinação com repercussões históricas.

Pedro disse...

Quem se assustou foi de certeza a Senhora e por isso não foi lá muito amiga deles. Dois, pouco tempo tiveram para contar e a 3ª passou a vida enclausurada e calada que devia ter-se arrependido para o resto da vida, que para azar dela foi longa,de ter dito que viu uma Senhora luminosa.
Disseram-me que tu foste um dos peregrinos para agradecer a vitória de domingo mas como Jesus manda mais que a mãe ( tipo Gaspar/Passos)domingo quem vai ajoelhar ( e quem ajoelha tem que rezar)és tu e os teus amiguinhos.

RCA disse...

Pedro, Pedro, Pedro, a meus braços.

Rosa Cueca disse...

A minha preferida é a Lúcia.
Embora naquela altura, quando se tiravam fotografias, as pessoas não diziam: cheese. A avaliar pelas caras diziam: holocaustooo!

RCA disse...

:)