segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Procura de saídas para a crise enche consultórios de bruxos

In Jornal de Notícias

Óbvio! Também eu, se estivesse com problemas de saúde ou profissionais, o especialista que consultava seria o professor Karamba. Eu percebo que o desespero leve as pessoas a procurar soluções onde em situações normais nunca pensaram ir, o caso mais flagrante serão os ateus após a notícia de uma doença  fatal ou algo igualmente demolidor, mas bruxos?

É que isto diz muito do povo que somos, sempre à procura da saída mais fácil e que de preferência se resolva de uma só vez - uma cunha, um suborno, um bruxo - porque se está mesmo a ver que é por queimar um pedaço de incenso, fazer uma ou duas rezas e uma oferta a não sei quem, que o telefone vai tocar com uma proposta de emprego ou o banco vai parar de cobrar as prestações da casa.

Suponho que isto dos bruxos será a outra face da moeda em que o cidadão comum é entrevistado à porta das "casas da sorte" em dia de jackpot e à pergunta "então veio fazer a sua aposta?", invariavelmente responde enquanto arruma um maço de 50 boletins, "sim, a vida está muito difícil, uma pessoa tem de se virar para onde pode", "e quanto apostou?", "o mesmo de todas as semanas, que isto não dá para desvarios, cinquenta euros". Quase tão bom como a malta entrevistada sobre o custo dos transportes públicos, que responde "isto é uma vergonha, andam a gozar com o povo, qualquer dia...", totalmente convictos da sua indignação, não obstante estarem de cigarro na mão, sentados à mesa do café onde tomam o pequeno almoço todos os dias.

2 comentários:

Maria Luís disse...

E olha que uma consulta dum bruxo, pelo que me dizem ainda fica mais cara que a dum medico.reparei neste carnaval que pais que eu conheço e com dificuldades continuaram a compraR as fantasias para as crianças quando podiam fazê-las em casa. tudo isto me mete muita confusão

Maat disse...

isso dos bruxos é engraçado. mas faz algum sentido. não para mim, calma, mas à vista do que disseste, o procurar a solução mais fácil. essa de queimar rios de dinheiro a jogar joguinhos é ainda mais engraçada. triste é pensar que as pessoas acreditam mesmo que lhes vai sair alguma coisa.