sábado, 2 de março de 2013

Tripulantes e pilotos votam a favor de greve de três dias na TAP

In Público

A mim, ninguém me tira a ideia que a TAP só continua refém dos sindicatos porque a esmagadora maioria dos portugueses nunca entrou num aeroporto ou avião e não faz a mínima ideia do que fazem os tripulantes. Por exclusão de partes, posso desde já adiantar que não pilotam o avião. Na verdade, o que fazem é cumprimentar-nos à entrada do avião, explicar os procedi pôr a correr o vídeo sobre os procedimentos de emergência, servir bebidas e comida, vender tretas, cumprimentar-nos à saída do avião. E então, desta descrição o que é que um empregado de uma bomba de gasolina não faz?

Vale-me o consolo de saber que estes gajos nem sonham com o que vem aí. Pura e simplesmente não têm noção. Se bem que a malta da ANA lhes possa deixar umas pistas, porque em dezembro já não vi ninguém  sem fazer puto e a conversar de mãos nos bolsos nas placas de embarque. A partir do momento em que aquela merda seja privatizada, podem limpar o #% aos contratos coletivos de trabalho. Sem a mama do orçamento geral do estado, vão descobrir que há uma figura na lei laboral que se chama "despedimento coletivo" e que lhes vai deixar saudades do tempo em que se punham com exigências imbecis. Até lá, é contar até dez e voar Lufthansa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Com essa moral toda a falar das duas uma, ou se farta de viajar e por azar dos diabos apanhou tripulações como as q descreve, que honestamente me custa bastante a crer, ou então nunca meteu os pés num avião da TAP e morre de inveja de o fazer....voto na segunda hipótese ! Experimente deixar de viajar na ryanair e afins e comprove por você mesmo a diferença. Bem haja! ( dito com mãos nos bolsos e ar de desdém, claro) :)

RCA disse...

Nestas coisas sou assim a dar para o democrático. Já voei TAP, Lufthansa, Brussels, Ryanair, EasyJet, British Air Ways, United Airlines e outras tantas.

Mas repare que em nenhum momento o texto refere falta de qualidade no serviço. Falo de regalias desproporcionadas para a tarefa desempenhada, falo de exigências descabidas no contexto económico atual.

Falo também na "mão invisível" do mercado, que para além de nos tirar o peso de cimas das costas, vai pôr aquela merda na ordem.

Volte sempre ;)

Anónimo disse...

Ok, deu me a sensação de q estava a falar por alto de uma realidade q desconhecia. Posso lhe garantir q as funções de um tripulante passam bem mais por dizer olá, adeus e servir bebidas, mas infelizmente só essas é q ficam retidas, qto às regalias, se tiver oportunidade veja o pros e contras sobre a TAP q foi feito na altura em q estava eminente a privatização, algumas são desmistificadas. Regalias há em todo o lado, sejam bancos, hospitais ou empresas privadas como decerto percebe. Estas são dos tripulantes, mas vendidas a preço de ouro em praça publica causam sempre mta comichão ao comum mortal. As regalias quando conhecidas a fundo sao ridículas e cada vez menos, tenho pena q isso n seja Tb esmiuçado na comunicação social. Mas enfim, n me vim queixar, apenas tenho pena q apesar de ser uma profissão tão badalada seja infimamente conhecida naquilo q realmente interessa, a segurança dos passageiros. Voltarei! Entretanto boas viagens :)

Anónimo disse...

TAP, SEMPRE! É sem dúvida nenhuma a companhia que mais confio. Desses conflitos não sei nada mas sempre fui muito mais bem tratado na TAP do que em todas as outras que viajei.

Anónimo disse...

Fiquei desiludida contigo. Não percebo porquê tanta animosidade. Sim, sou tripulante com muito gosto.
Cat