sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sobre a TPM


Ultimamente reparo que a blogosfera, especialmente a feminina, tem-se fartado de tecer considerandos sobre a TPM e  como é que um gajo a deve enfrentar.

A mim ninguém me tira da cabeça que isso é outra tanga, na linha dos desejos de grávida. Vocês sabem que nunca o vamos poder provar e, contrariamente ao habitual em tudo o resto,  neste caso são coesas e coerentes na história que nos impingem. Em todo o caso, não sei se repararam mas o "P" é de "pré", por isso era bom que depois da coisa começar não a usassem como pretexto para tudo.

A verdade é que um tipo não tem a mínima hipótese. Pode ser o namorado ou marido mais espetacular do mundo, esticar-se o dia todo para antecipar o que ela quer ou nem sabe que precisa, tratar de tudo o que tenha a ver com a casa, cobri-la de carinho e atenção que, quando menos espera, provavelmente já deitado e prestes a adormecer, vai ouvir uns suspiros seguidos de um choro abafado. Se cai na asneira de não fazer de conta que já adormeceu e pergunta "o que foi, estás a sentir dores?", vai ouvir "tu já não gostas de mim, porque há três meses não te lembraste que fazia doze anos que a cadelinha dos meus tios de Viseu morreu!".

E é isto, para quando os grupos de apoio anónimos?

12 comentários:

Sílvia disse...

Pois, devo dizer, e falando apenas por mim, que a TPM é real. Uma semana antes da menstruação a nível emocional a coisa é bastante complicada, devido ao sistema hormonal, não é porque queira! Porque sinceramente, não queria, que a coisa é mesmo desgaste emocionalmente... passa, mas é chato!!

Portanto regista aí estatisticamente as repostas das várias mulheres que aqui virão e depois dá-nos o resultado e a conclusão a que chegaste! Só não digo para fazeres um artigo cientifico porque temo que a amostra não chegue, mas a ideia é boa!!

Rosa Cueca disse...

Queres apanhar?
...

Mau maria!
Olha, eu nunca tinha tido TPM e chegava a gozar com isso, a dizer que era desculpa de gaja para poder "ser gaja".
Desde que dei ao mundo uma bela criancinha, tenho aprendido às minhas custas que a dita é bem real.
Felizmente até nesses dias sou tolerável e fofinha.

kiss me disse...

ahahahahhahahahahahhahahahhahahah

Mas... queres apanhar? #2

MDRoque disse...

Não sei o que é isso...ou então sei... apanhei o vírus e tornou-se crónico, sei lá...

Outra Metade disse...

O quê? Não te lembraste? Então aquela festinha no cabelo ao sair de casa não foi por causa do aniversário de 12 anos da morte da Pimpolha? Seu insensível!

CM disse...

Tens em parte razão : um tipo não tem hipótese. Mas, guess what? Nós não pedimos para ter a TPM, nem podemos fazer nada quanto a isso. É aguentar e não chorar, que nós também aguentamos (mas choramos, às vezes, vá...é da TPM).

Pedro disse...

RCA, não vás em cantigas.O que elas querem é mimos, mas faz de conta que não disse nada, que ninguém nos ouve, e continua a acreditares que é da TPM e ela fica toda contente (não me batas Outra Metade). Olhem minhas senhoras, NÓS HOMENS também gostamos de mimos, atenções e também temos os nossos períodos de irritabilidade emocional. Na gravidez até desculpo não vá sair aí uma criança toda irritadinha que não me deixe dormir.

Márcia disse...

http://www.mayoclinic.com/health/premenstrual-syndrome/DS00134

Mas lê tudo: definition, symptoms e causes. Tui e os homens que veem para aqui comentar que tpm não existe e é tudo invenção. Se vos aumentarem a testosterona também começam a ser mais agressivos. Se tiverem hipertireoidismo também se sentem agitados e com tremuras. Porque é que nós não haveríamos de ter sintomas quando os níveis de estrogéneo aumentam? São hormonas, senhores e elas são responsáveis por muita coisa no nosso corpo.

Quanto aos desejos de grávida eu não tive nenhum mas acredito que como a fome aumenta e muito que se sinta vontade de comer coisas a mais.

Unknown disse...

Bem, se se fica assim por um aumento ligeiro dos níveis de estrogéneo durante o período menstrual como ficaria quando está grávida quando os niveis de estradiol aumenta 100 vezes os valores normais e de estriol 1000vezes? A mulher dava cabo de tudo que aparecesse à sua frente incluindo o companheiro.

RCA disse...

Se vêm para aqui argumentar com factos científicos chateamo-nos!

RCA disse...

Ok

MisS disse...

Nada que um boião de nutella não resolva, ou dois...