quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vodafone FM vs Rádio Comercial


Parte da minha formação cultural, a parte ligada à música, ficou entregue ao António Sérgio e ao seu Som da Frente, na Rádio Comercial, entre a 1 as 3 da manhã. Aquilo era como uma religião, que eu levava ao estilo: ouvir o Som da Frente uma vez por dia, não sabe o bem que lhe fazia. Depois veio a XFM, que no fundo era o Som da Frente 24 sobre 24 horas, mas a coisa só se aguentou alguns anos porque, vai-se a ver, em Portugal não havia assim tanta gente com bom gosto musical.

Mais recentemente, para minha surpresa e alegria, surgiu a Vodafone FM e durante uns meses voltou a ser um regabofe de boa música. O chato é que, com o passar do tempo, comecei a identificar duas tendências irritantes. Aparentemente, a maioria das bandas alternativas (dedos no ar a simular aspas) atuais limitam-se a tocar o que parecem versões de músicas que ouviam nos carros com os papás quando iam para a escola (aquilo deve ter ficado gravado no subconsciente e desperta-lhes memórias de ternura e conforto ou então não, são só baldas). E se isso já não fosse suficientemente mau, fraquinhas mesmo são as bandas alternativas portuguesas (...), que se limitam a imitar as bandas alternativas atuais, que por sua vez, limitam-se a tocar o que parecem vers…

Vai daí, eu que só ouço rádio de manhã enquanto estou a preparar-me para sair, passo metade do tempo a dizer “isto não é dos?”, “onde é que já ouvi isto?”, “esta versão é muito pior”, “não sabia que o Bowie tinha um albúm novo", entre gritos de frustração, insultos ou lamentos do tipo "mas isto não acaba" (The XX estão aí?). Numa tentativa de pacificação, a Outra Metade sugeriu ouvirmos a Rádio Comercial, porque os tipos até são engraçados e coiso. Quanto ao engraçado, fica para outra altura. O pior é que eles até nem escondem o jogo, lá com aquela coisa da "a melhor música dos últimos dez anos!" e, foi ela que o disse, um gajo fica com a sensação que a melhor é literalmente só uma que repetem num loop infernal.

10 comentários:

Rosa Cueca disse...

Eu acho que toda a gente devia colocar nos seus cartões comerciais as 6 estações que estão programadas no rádio do carro.
Só naquela.

MDRoque disse...

Como muita música actual me parece sempre um cover de algum som que já ouvi, se bem que nem sempre consiga identificar onde ou quando ( por exemplo JURO que o Madness dos Muse tem origens anteriores, e eu hei-de chegar lá...) e há músicas que não nos saiem da cabeça, porque já lá estão há muito mais tempo... por enquanto fico-me pela música dos 80 e 90, e pelos Pink Floyd e Greenday... coisas de velhos... ;D

RCA disse...

Quanto ao Madness, acho que posso ajudar, aquilo faz.me lembrar uma remistura de várias músicas dos Queen. Mas ficou bem, eu acho...

Antena 2 - é aquela coisa que está lá, porque um tipo fica a sentir-se mais culto, mesmo que nunca ouça. Está para as Rádios, como o Mezzo está para a ZON;
Rádio Nova - cá do Porto, os tipos têm mesmo piada (ajuda não ter audiência, podem dizer o que lhes apetece);
Antena 3 - bom, é a Rádio Comercial da Antena 3;
Rádio Comercial - bom, é a Antena 3 da Rádio Comercial;
Vodafone FM - é a XFM, mas em mau, dos sub30;
SWFM - é a Vodafone FM dos Sub30 que não têm bom senso;
Smooth FM - quanto tudo o resto falha;
TSF - bom, é a TSF

Alguém se acusa?

kiss me disse...

Oh RCA admite lá... M80? Nostalgia? Romântica FM?

Maat disse...

por favor, já não há paciência para a Rádio Comercial. para além de não terem piada, as músicas são seeeeempre as mesmas. é que se ainda passasse boa música, mas nem isso...
agora já não ouço rádio. ouvi a Comercial uns tempos, mas aquilo traumatizou-me tanto, que agora só de ouvir rádio naqueles 2 segundos enquanto troco de CD, dá-me vómitos.

kiss me disse...

Benditos sejam os carros com entrada USB!!

Sílvia disse...

Ora, eu ouvia a comercial de manha, mas depois cansei-me da cena da caderneta de cromos, que começou a irritar porque eles já não tinham nada de jeito para dizer, mas insistiam! Aliando a esse facto a descoberta da rádio festival... "e se a casa cair, deixa que caia", ou "o meu barraco caiu, chama o pedreiro (...) tinha batom na camisa, tinha batom na cueca (...)a minha mulher berrou comigo, vou dormir para o galinheiro", e onde se pode ouvir o grande Augusto Canário (que tem músicas maravilhosas! Ouvir isto logo pela manhã, anima qualquer um!! http://www.youtube.com/watch?v=BPx3VRjV9uA ... eheheh) isso sim, é música de qualidade!!!
Ao menos animam-me, fazer o quê?!!

Como tal a minha lista:
1 - Festival (primeirissima!)
2 - Jornal fm
3 - RFM
4 - Cidade
5 - M80
6 - Comercial

Rosa Cueca disse...

1 - Oxigénio (para os dias em que me sinto chill/alternativa/estou ainda a acordar por favor.

2. Orbital (para os dias em que me apetece ouvir aqueles beats manhosos em alto som - mas de vidros fechados ok?)

3- Antena 3 (porque é fixe e gosto do resumo da bola a ir para o trabalho)

4 - SWTMN, porque tem momentos em que é melhor que a Vodafone e outros em que se sente dividida e com falta de personalidade e oscila para algo tipo Cidadefm)

5 - M80 (quando me sinto com paciência para isso e confesso que troco o 5 pela Smoothjazz de vez em quando para testar dotes vocais).

6 - Vodafone FM, alternadeira, como eu gosto, mas com alguns momentos WTF?! ao longo do dia.

Pedro disse...

Porra! Vocês é que têm tempo para ouvir rádio. E percebem da coisa. Já agora, qual é a que reza o terço à tarde? "Vale a pena pensar nisto" by RFM a única rádio que ouço no meu carro pois é a única que ele sintoniza.As outras, os botões bloquearam e o coiso de sintonizar manualmente, o meu cão arrancou.
Então ainda não fizeste um post sobre aquela terra do Alentejo onde os gajos da Nasa com uma desculpa para virem passar umas férias ao Algarve dizem que foi lá que começou a terra.Chama-se Cabeço de Vide mas quem lhe pôs o nome era tato pois ele queria dizer Começo de Vida.

RCA disse...

Pedro, se queres discos pedidos, tens de dizer a frase pá. De qualquer modo, sinto que me estão a limitar a liberdade criativa. A realidade começa a superar a ficção sistematicamente.

Cueca, claramente isso de viver em Lisboa tem vantagens. Não faço a mínima ideia do que seja uma Orbital ou Oxigénio. A descrição da SWTMN está perfeita. Hoje passei por lá e foi o caraças para resistir ao impulso de saltar do carro em andamento...